domingo, 27 de março de 2011

Entidades Sindicais e suas Ligações Estranhas

Segundo a pauta de julgamentos do STF, a ADI número 4167 impetrada por governadores sem nenhum compromisso com a Educação Pública (Cid Gomes-Ceará, Ieda Crusius-Rio Grande do Sul, Luíz Henrique-Santa Catarina, Roberto Requião-Paraná, André Puccinelli-Mato Grosso do Sul), será julgada no dia 30 de março de 2011.

As entidades que dizem representar os Professores/Educadores, Sind-UTE, CNTE e CUT entre outras, parece que depois de muita pressão resolveu convocar uma paralização das atividades dentro da escola e está organizando caravanas para manifestação em Brasília diante do STF.

É um grande passo para quem estava inerte. Mas precisamos estar atentos pois, estas entidades sào verdadeiras caixas-pretas, tanto no que diz respeito a suas ações quanto à transparência na prestação de contas das contribuições dos sindicalizados e contribuição involuntária.

Segundo conversa que tive com uma Professora que participou da discussão do plano decenal no final de 2010, representantes do Sind-UTE defenderam claramente a política do então Aécio Neves, um governo neoliberal que não teve nenhum compromisso com uma Educação Pública de Qualidade.

Parece que se critica apenas diante da categoria, mas nos bastidores estão de mãos dadas. É lamentável que fatos assim ocorram e, mais ainda, pelo fato de serem pessoas da classe que se rendem as maravilhas do poder deixando de lado a moral e a dignidade.

Precisamos estar atentos e cobrando transparência, caso contrario, por que contribuir com nossos escassos salários para entidades ineptas e inertis em relação a luta da classe.

É preciso abrir esta caixa-preta.