domingo, 6 de fevereiro de 2011

O governo brasileiro é omisso

Por Simone Severo

A respeito de A pesquisadora brasileira que foi expulsa da Espanha:

Carta aberta de revolta

Minha irmã, Denise Severo, foi injustamente deportada da Espanha, em 28 de janeiro de 2011, e eu me sinto ultrajada como se a deportada fosse eu. Ou como se fosse você. Ou o seu filho. Uma dor sem explicação, um choro convulsivo difícil de suportar dentro do peito.

Nao é possível que o Brasil continue mantendo suas políticas diplomáticas em cima do muro do “isto foi um caso isolado”, quando todos os anos centenas de brasileiros são mandados de volta para casa como se fossem praga a ser evitada.  Isto não foi um caso isolado.  ACONTECE TODOS OS DIAS COM com vários brasileiros.

Não me convence a desculpa de que vários brasileiros vivendo ilegalmente na Espanha justifiquem a deportação de uma pessoa inocente porque ela nasceu no Brasil. Acaso é crime ser brasileiro?

Na ultima década, a Espanha obviamente esteve muito interessada no Brasil, como provam os bilhões de dólares investidos nas telefônicas, bancos e outros empreendimentos em solo brasileiro.

Como se não bastassem as milhares de reclamações anuais dos brasileiros com as contas telefônicas, bancárias e péssimo atendimento aos clientes, agora temos que bancar também a humilhação pública em solo alheio?

Um acontecimento marcante o suficiente,  frequente o suficiente, decepcionante o suficiente, desesperador o suficiente, traumatizante o suficiente para que a sociedade questione o preço que está pagando para o dinheiro externo passear na terra pátria.

Então é aceitável que muitos bilhões de dólares venham até o Brasil porque nos convém, mas não é aceitável que nosotros nos vamos a Espana?

Acredito que toda sociedade deva se mobilizar e fazer pressão para o Brasil descer de cima do muro e defender seus cidadãos. Até quando vamos nos calar?

O mundo inteiro vem ao Brasil e faz o que bem quiser, mas quando o bom cidadão resolve viajar para realizar um sonho de ver terras alheias, cortam-lhe as asas e lhe dizem que ele não vale nada, que volte para sua terrinha.

O Brasil devia exigir que a Espanha peça desculpas a Denise Severo e a todos os outros cidadãos que foram inescrupulosamente acusados de mentirosos e foram desrespeitados em seus direitos humanos.

É preciso discutir, sim, é preciso questionar, e porque não dizer EXIGIR que o governo nos defenda. Afinal, não é para isso que se vota? Para que todos tenhamos os mesmos direitos e para que o país nos defenda e olhe por nós?

O Brasil levou 50 anos lutando por democracia, por seu espaço no mundo e para ter voz. Que esta voz não se cale, que ninguém baixe a cabeca, porque ninguém tem direito de  brincar de polícia e ladrão com a vida alheia do cidadão de bem, muito menos para escolher quem é bandido.

Espanha: desculpe-se!

Brasil: mostra tua cara!

Simone Severo