quinta-feira, 16 de julho de 2009

Serra, Aécio e a ruína do Cruzeiro


por Carlinhos Medeiros, em Bodega Cultural

O Cruzeiro tinha tudo para vencer a partida e sagrar-se tri-campeão da Taça Libertadores da América, mas deixou escapar a vitória. Mesmo não sendo analista de futebol - isso eu deixo para os 'manguaças' do Futepoca, o melhor site de esporte e política do Brasil - tenho um palpite do que possa ter levado o Cruzeiro à perda de tão importante título.

Para atingir o presidente Lula, Serra disse que futebol e política não se misturam, e de uma hora pra outra resolveu misturá-los. Deu errado, Serra não tem a fórmula de Lula [...]

Vamos detalhar um pouco do que vimos

Nos primeiros 15 minutos de partida o jogo mais parecia uma pelada de várzea dado a falta de atitude de ambos os lados. Era o excesso de estudo e cuidado.
Os Estudiantes exploravam raros contra-ataques, porém, com bastante perigo à meta cruzeirense.

Quase aos trinta minutos houve um bafafá dentro de campo, ocasionado pelo nervosismo de alguns jogadores do Cruzeiro, que inocentemente engoliram a catimba do time argentino.

Termina o primeiro tempo sem muita novidade.

Vamos para o segundo turno tempo, e aos 6 minutos Henrique arrisca de fora da área, a bola desvia em Desábato e engana Andújar: Goooooool! 1 a 0 Cruzeiro.

Foi quando o pé-frio do Galvão Bueno, não cabendo dentro das calças, anunciou a presença de José Serra e Aécio Neves no Estádio. Quem?! Valha-me Deus!!! O que este seca-pimenteira faz aí??? - disse minha mulher, uma cearense torcedora do Grêmio, questionando a presença de Serra. E lá vem ela com uma toceira de alho, pimenta e outras bugigangas que colocou em cima da TV na tentativa de espantar o azar de Serra.
O que diabos José Serra e Aécio Neves estariam fazendo ali? Bom, torcendo pelo time mineiro é que não era. O político e torcedor fanático, como todos nós sabemos, é Lula, o criticado.

Galvão ainda anunciava a presença dos ilustres candidatos da Rede Globo quando Cellay recebe na direita e cruza para a area. Fábio não chega e Fernández empurra a bola para o gol. 1 a 1.
Aos 27 Verón cobra escanteio da direita e a bola vai na cabeça de Boselli, que manda para o fundo das redes. Virada dos Estudiantes e... adeus título.

Tá, mas o que tem a ver a presença de Serra e Aécio com a derrota do Cruzeiro?

Estava tudo combinado que quem iria entregar o "caneco" ao Cruzeiro seria a dupla Batman e Robin da política café com leite. Eles, em meio aos jogadores, acenando para o Estádio lotado, participariam da alegria dos cruzeirenses. Imaginem, Serra com aquele sorriso "gengival" tentando ser simpático ao futebol, um esporte tão popular...

Furou! Os agourentos José Serra e Aécio Neves estavam ali para tentar tirar proveito da visibilidade do evento, mas tiveram sua estratégia de marketing frustrada pelo time argentino. Lembram do prêmio da ONU?

No Brasil, política e futebol são duas paixões nacionais, o que é uma grande lástima. Política, mesmo sendo uma paixão, deveria ser vista e discutida de forma racional, no campo das ideias e não no gramado. Infelizmente, para muitos que não entendem de futebol e tem um time do coração, política é a mesma coisa.

Serra mais uma vez tentou copiar Lula e se ferrou, é um pé-frio, além do mais não tem as fórmulas que Lula tem. Existem o Lula político e o Lula torcedor, como todos nós, e as duas coisas não se unem se não forem vocacionais. Lula tem a cara do Brasil, Serra da elite paulistana.

Da próxima vez sigam meu conselho: mantenham Serra afastado de competições esportivas, a Copa do Mundo de 2014 vem aí. Política e Futebol combinam para quem conhece e ama o Brasil e suas maravilhas, Serra combina com Haras e Corridas de Cavalos. Um abraço aos meninos do
Futepoca e aos cruzeirenses pegos de calças curtas.