terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Ecos da posse: os que vão e os que ficam

Fonte: Rodrigo Vianna

publicada sábado, 01/01/2011 às 16:02 e atualizada segunda-feira, 03/01/2011 às 23:24

por Vanessa Faria, diplomata
Queria compartilhar com voces uma mensagem de alguém querido que esteve na posse do Lula em 1.1.2003, o Julio Romero: com sua mulher Gabi, viajou léguas em ônibus para chegar lá a partir da Argentina. Foi na posse em 2003 que os conheci, e depois viramos grandes amigos em Buenos Aires. Vejam abaixo que bacana a mensagem que ele mandou ao Lula. O texto sintetiza muito bem o que ouvimos, na Argentina e agora no Paraguai: vozes de todo um continente que reconhece no Lula, e agora na Dilma, a liderança no processo de integraçao.
 
Terminar 2010 com a portaria do Celso Amorim determinando cotas para afrodescendentes agora nas vagas do Rio Branco também foi muito emocionante. Há  11 anos, defendi enfaticamente a adoçao de cotas na minha redação de Português, no concurso de admissão ao Rio Branco. Hoje isso vai virando realidade.  O Demétrio Magnoli fará os raivosos discursos dele contra, o Globo, a Folha e a Veja seguirao disseminando o mal e o ódio, mas as coisas estão mudando.
Gosto muito quando Dilma diz que, quando se trabalha pelos oprimidos, uma força enorme toma conta da gente e impulsiona a gente. Ela disse isso no discurso da vitória e disse de novo hoje. É isso aí.
 
Chorei várias vezes assistindo a posse. Chorei ao ver o Mujica e a mulher senadora no nosso Congresso Nacional. Sobreviventes, como a Presidenta. Corajosos, lutadores, exemplos absolutos de vida. Chorei ao ver 6 agentes mulheres da Polícia Federal  fazendo a segurança mais próxima da Presidenta. Chorei cada vez que ela falava “Presidenta” (os grandes meios insistam em dizer Presidente). Mas o mais emocionante foi pensar em cada história que conheço de militantes caídos/as na ditadura, na tortura…Nos 2 discursos, no Congresso e no Planalto, Dilma lhes rendeu homenagem hoje, dirigindo-lhes sua  ”homenagem e recordação eterna”… Já o havia feito, de forma mais contida, no pronunciamento naquele hotel logo após o anúncio da vitória. Estiveram e estão PRESENTES. Não foi em vão. Nunca é. É a tal força, e nada pode com ela. Tenho certeza disso.
 
Acho maravilhoso e muito emocionante tudo isso.
 
Um beijo para todos, e feliz ano novo.
 
Vanessa.
===
Querido Lula: hoy que estás llendo del gobierno te queria contar que fuimos a verte el día que asumiste la presidencia. y la noche anterior te dí la mano y no me olvido más, hicimos 3000 km. para verte, para ver llegar tal vez el sueño de mi padre, de que un obrero llegara a la presidencia y vos entrabas al hotel a juntarte con tu familia que te habia traido desde el nordeste cargado de sueños. tal vez este sueño era el que nos motivaba a mi y mi compañera ir a verte a estar entre los tuyos y salimos desde bs. as. pasando por uruguaiana, paraná, san pablo hasta llegar a brasilia y se iban amontonado en los micros poetas , profesionales, amas de casa, empleados bancarios y tantos otros y el poeta recitaba: hoja vas a temblar papel en blanco vas a sentir miedo de todo lo que voy a escribir no seré yo el tenga miedo a la hoja en blanco…el sueño de la clase obrera al poder al paraiso era posible con vos. Y eso cobijaba nuestra marcha para verte llegar. Y hoy que te estas l lendo te quiero decir que ese apretón de manos ese saludo de compañeros es el que llevo en mi alma y en mi corazón y decirte gracias COMPAÑERO! y a seguir soñando por una patria latinoamericana más justa más libre y más soberana porque los cimientos ya estan hecho por tus manos. Gracias y Hasta la victoria simpre,
 Julio Romero (professor em Buenos Aires)