sábado, 17 de dezembro de 2011

O Maior Risco a Democracia vem do Judiciário

Informação do Jornal o Tempo



A Associação dos Juízes Federais do Brasil divulgou nota repudiando o fato de Presidenta Dilma Roussef terminar o ano descumprindo a determinação constitucional de reposição da inflação anual do teto do funcionalismo público, ao excluir do Orçamento da União a proposta enviada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Cezar Peluso.

Segundo a associação, "são crimes de responsabilidade do Presidente da República os que atentam contra a Constituição Federal e especialmente contra: o livre exercício do Poder Judiciário, a lei orçamentária e o cumprimento das leis".

O argumento do governo de que não existem recursos para o Judiciário "é falacioso", diz a Ajufe. A proposta do STF é de R$ 7,7 bilhões. O documento afirma ainda que "a democracia está em risco", assim com um dos seus principais pilares - a independência do Judiciário.

Ops. O Judiciário brasileiro antes de qualquer exigência de ordem moral devia tornar este poder mais transparente, prestando contas à sociedade brasileira de suas ações, devia abrir sua caixa-preta. Segundo a corregedora Eliana Calmon do CNJ, "existem bandidos de toga". O mais emblemático é que a Associação dos Magistrados do Brasil querem impedir que estes "bandidos de toga" sejam punidos.

Os Juízes brasileiros se sentem acima do bem e do mal. Acham que não precisam prestar contas a ninguém, nem mesmo à sociedade que pagam seus salários.

Esse poder é totalmente elitista. Quanto de trata de defender pobre, p... e p... é rápido como uma tartaruga. Quando é para defender banqueiros e políticos dos abusos das algemas pela Polícia Federal são rápidos que e cehgam a dar dois habeas-corpus em 48 horas. Sem contar os argumentos que utilizam para justificar a postura favorável a quem tem "poder" principalmente financeiro.

Em Minas um desembargador julgou, a pedido do governador, uma greve de Professores ilegal depois de 112 dias de paralização alegando que em muitos rincões das Minas Gerais a merenda escolar é o único alimento para um grande número de crianças. Se é assim, depois de 112 dias de greve já teriam morridos todos por falta de alimento. É também de conhecimento da Corregedora do ConselhoNacional de Justiça que em muitos tribunais existem abuso de poder, privilégios, corrupção entre outros.

Agora vêm com esse "trololó" que a presidente está descumprindo uma lei constitucional de não fazer a reposição da inflação do funcionalismo. Quantas vezes juízes negaram ação de outras categorias exigindo o mesmo compromisso do Governo? Apenas o poder judiciário tem esse privilégio?

A sociedade presisa reagir a arrogância deste poder, pois caso contrário, anos de luta para redemocratizar este país serão em vao.