quinta-feira, 22 de julho de 2010

Novo Jornal: MAL ME QUER, BEM ME QUER

Fonte: Novo Jornal

Por Geraldo Elísio

“Os canalhas também envelhecem” – Frase escrita em porta de mictório de botequim

Itamar Franco se traveste politicamente. Ora é oposição. Ora é situação. Para mim o que ele é mesmo é oportunista, deslumbrado com o brilho e o fascínio de qualquer palácio para onde aponte o seu topete.

A sua trajetória política já está ficando “manjada”. Alguém já se deu ao trabalho de pensar quanto custa Itamar Franco para os cofres estaduais? Ele mesmo deveria expor quanto é o seu custo para o bolso dos brasileiros.

Demagogo, ranzinza, no topo do Poder, Itamar, também conhecido como “O Galã do Paraibuna” ou “O Fantasma da Rua Halfeld”, se incomoda se é procurado por alguém. Se não é procurado, igualmente se sente ofendido.

Trair é a “praia” desse político “que foi tudo sem nada ter feito para merecê-lo”, como certa vez desabafou o doutor Renato Azeredo, um dos mais competentes e sérios políticos da safra de homens públicos de altíssimo gabarito que Minas Gerais produziu.

Retentivo – Freud explica – julgando-se ungido, mesmo tendo sido tudo que a carreira política pode oferecer a um candidato, sempre se beneficiou de situações inusitadas para chegar até o Poder. Nascido a bordo de um “Ita“ em águas baianas, só entende palácios como cais.

Abraça os desafetos, como Judas beijou Cristo no Monte das Oliveiras. Pouco se importa com o que deles tenha dito antes, o que realmente os faz melhores do que ele. Itamar Franco é uma espécie de Denorex. Ou seja, parece, mas não é. Obviamente sem ofensas ao desodorante.

E uma coisa que pouca gente deve saber: pelo seu comportamento com os seus adversários de quem diz horrores e depois vai abraçá-los, no mínimo deve ser “o muso” inspirador dos compositores Nilton Lamas e Antônio Bueno, autores da música “Entre Tapas e Beijos”, que foi um dos maiores sucessos da dupla Leandro e Leonardo.

Falso nacionalista e com uma roda estranha de amigos, tem em seu currículo passagens que vão da sorte extrema à traição de Fernando Collor de Mello, passando pelo escândalo com a modelo Lilian Ramos, no sambódromo da Marques de Sapucaí.

E de novo empesta os ares políticos de Minas Gerais, segundo o poeta Drummond de Andrade, “apenas um retrato na parede”.

NÃO VOTE EM CORRUPTOS. VOCÊS SABEM QUAIS SÃO ELES. PARTICIPE E DIVULGUE ESSA IDEIA. NÃO VOTE EM QUEM VAI CONTRA A LEI. CONTRIBUA COM A LEI. USE O TWITTER.

Este espaço é permanentemente aberto ao democrático direito de resposta a todas as pessoas e instituições aqui citadas.

geraldo.elisio@novojornal.com