terça-feira, 9 de junho de 2009

Grevista acusa Serra de ato de vingança na USP

9/junho/2009 21:12
Fonte: Paulo Henrique Amorim

Na USP, ninguém tinha saudades dessa cena

“Nem na época do regime militar eu vi uma cena como essa”, disse ao Conversa Afiada o sindicalista Magno de Carvalho, diretor de base do Sintusp – sindicato que representa os funcionários administrativos da USP.

Em entrevista a Paulo Henrique Amorim, Magno descreve a batalha de mais de uma hora, na qual estudantes, funcionários e docentes da universidade foram atacados por homens da tropa de choque da PM, que lançaram bombas de efeito moral contra eles. Duas pessoas foram hospitalizadas depois de receber tiros de balas de borracha.

“O governador José Serra faz isso por vingança. Ele não se conforma por termos derrubado, há dois anos, o decreto que ele tentou impor à universidade”, afirma Magno. Ele se refere uma tentativa frustrada do governo de mudar a execução orçamentária das universidades. Na ocasião, alunos, funcionários e professores se insurgiram contra a medida, vista como uma interferência na autonomia universitária.

No momento em que ocorria a entrevista por telefone, por volta das 20h40, o comando de greve promovia nova assembléia. Para o sindicalista, após o confronto com a polícia a tendência é de o movimento se radicalizar.